Oração a São Camilo Lellis

Camilo Lellis, nasceu na cidade de Bucchianico, na Itália, em 25 de maio de 1550, quando seus pais já eram idosos. Ficou órfão de mãe aos 13 anos e perdeu pai aos 17. Desejava seguir carreira militar, mas logo entregou-se uma vida desregrada. Começou a beber de viciou-se no jogo, chegando mendigar para sobreviver. Sua vida começou a mudar depois que passou a trabalhar como servente em um convento dos Capuchinhos. Aí tomou a decisão de tornar-se frade, mas, por não conseguir curar-se de uma ferida em seu pé, teve de deixar a Ordem. Enquanto, em Roma, procurava curar-se, percebeu como os doentes sofriam com os maus tratos. Decidiu-se a cuidar destes e depois teve a inspiração de criar uma companhia dedicada a este trabalho por amor a Deus. Sua ideia desenvolveu-se e originou a ordem dos c que hoje chamamos hoje de Camilianos.

Depois de uma vida dedicada aos doentes, nos quais ele via a pessoa de Jesus, Camilo faleceu no dia 14 de julho de 1614.Por seu amor os doentes, São Camilo é invocado tanto pelos que dedicam sua vida aos cuidados dos doentes, quanto por aqueles que sofrem alguma enfermidade.

Em 2012 o Brasil recebeu a visita do coração incorrupto de São Camilo de Lellis, Santo Patrono dos enfermos, doutores, enfermeiros e agentes da saúde. Como parte de sua peregrinação pelo país, a relíquia foi recebida com grande emoção em Aparecida do Norte e na Canção Nova.

Oração a São Camilo

Essa oração é um alívio ao sofrimento e um estímulo ao trabalho. Ao final dela, complete com a oferta de um Pai-Nosso e uma Ave-Maria aos enfermeiros e médicos. Eles são orientados por São Camilo no acolhimento e no serviço de amor e misericórdia aos doentes.

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor.

Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém”.

Oração do Enfermo

Para fortalecer aqueles que têm fé, mesmo diante de graves doenças, São Camilo também deixou outra inspiração. Conheça a oração do enfermo:


“Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração. Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos. Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém”.

São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde, rogai por nós!

Oração de Louvor

Deus Amigo, muito obrigado pela vida que nos destes, pelas pessoas amigas, e porque, mesmo nas situações de dor, sofrimento e até abandono, estás ao nosso lado e não deixar de nos oferecer teu acalento. Muito obrigado, Senhor, pela vida, pelos exemplos e pela intercessão de São Camilo, que percebia a tua presença nos enfermos. Ajuda-nos a imitar o exemplo deste grande Santo. Amém.

Glória Pai ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Lélis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-nos o Vosso Espírito de amor, para que, servindo-vos em nossos irmãos e irmãs, possamos partir tranquilos ao vosso encontro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amém!

Prece:

Ajuda-nos, ó senhor, reconhecer tua presença em todas as pessoas, principalmente nas que sofrem.
Por intercessão de São Camilo, atende-nos, Senhor.

Abençoa, ó Senhor, as pessoas que com amor se dedicam aos doentes.
Por intercessão de São Camilo, atende- nos, Senhor.

Ajuda-nos a confiar em ti mesmo na dor!
Por intercessão de São Camilo, atende-nos Senhor.

Ensina-nos a perceber teu rosto nos sofredores
Por intercessão de São Camilo, atende- nos Senhor.

Atende, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça tua vontade.
Por intercessão de São Camilo, atende- nos Senhor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *